sábado, 26 de maio de 2012

Selo é lançado para incentivar uso de energia solar

Empresas que possuem em seu mix energético a participação comprovada de eletricidade fotovoltaica poderão ostentar a certificação, que promete estimular projetos solares no Brasil ao oferecer reconhecimento a quem investe nesta fonte limpa. 


A contribuição da energia fotovoltaica na matriz energética brasileira é atualmente insignificante, não chegando a atingir 1%. É para tentar mudar essa situação e aproveitar todo o potencial do Brasil para esse tipo de geração que foi lançado durante o Seminário Energia + Mais Limpa, o Selo Solar, uma certificação que visa reconhecer as empresas que investem em eletricidade fotovoltaica. 

Fruto de uma parceria entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) com o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) e com o apoio da Agência de Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (GIZ), o selo identificará as companhias que possuírem em seu mix energético uma certa porcentagem de energia solar. 

“Estamos assistindo ao nascimento da onda solar no Brasil. Assim como vimos no passado recente um grande boom eólico, acredito que nos próximos anos vamos ficar muito surpresos com o crescimento da utilização da energia fotovoltaica”, afirmou Alexandre Zucarato, gerente de inteligência de mercado da CCEE, citando ainda a recente aprovação pela ANEEL de regras para geração em unidades consumidoras. Podem conseguir o selo consumidores livres ou autoprodutores de energia que cumpram requisitos que incluem: documentação que comprove a compra de eletricidade fotovoltaica, como contratos registrados na CCEE, e o compromisso de manter esse acordo por pelo menos cinco anos.

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