quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Toyota celebra o Dia da Árvore e promove ação com plantio de 80 mil mudas


O Dia da Árvore é comemorado em todo o hemisfério sul. Para celebrar a data, a Toyota implementou campanhas internas em suas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP) e na que está sendo construída em Sorocaba (SP), chamando atenção para a importância que as árvores têm na promoção da qualidade de vida. A ação também tem o objetivo de consolidar a participação dos colaboradores no megaplantio de 80 mil árvores que a montadora promove no terreno que abrigará a nova planta de Sorocaba, a terceira da Toyota no País, localizada a 96 quilômetros de São Paulo. A iniciativa recebeu o nome Morizukuri, palavra japonesa que significa “criar floresta”. 

O objetivo do projeto Morizukuri é formar um cinturão verde ao redor da nova fábrica da Toyota, em Sorocaba, composto por árvores nativas, simulando a floresta original da região. A montadora já implementou essa iniciativa no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos. 

A preocupação com o meio ambiente está inserida no DNA da Toyota e as boas práticas ambientais da empresa são reconhecidas internacionalmente. Recentemente, a empresa foi eleita a “marca mais verde do mundo” de acordo com o último relatório Best Global Green Brands (Melhor Marca Verde do Mundo), divulgado pela Interbrand – maior consultoria em gestão de marca do mundo. A Toyota conquistou o primeiro lugar em um ranking de 50 empresas que demonstram consciência ambiental em suas atividades. 

“Essa é apenas a primeira fase do Morizukuri. Teremos mais plantios nos próximos anos, até que o cinturão verde, composto por espécies nativas da região, envolva toda a fábrica de Sorocaba. As árvores desempenham um papel fundamental no ecossistema e proporcionam mais qualidade de vida. Esse é o nosso presente para as futuras gerações”, diz Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

0 comentários:

Postar um comentário