quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eucalipto - O conceito de uso múltiplo da madeira


Várias são as razões para que o eucalipto possa ser indicado como alternativa de oferta de madeira. Apesar da maior parte de suas florestas estar comprometida com a produção de madeira para os denominados usos tradicionais: celulose, papel, chapa de fibras, carvão vegetal e lenha, espera-se que uma parcela possa ser destinada a outras aplicações madeireiras. O potencial do eucalipto, em relação ao número de espécies, proporciona também um importante leque de alternativas para a obtenção de madeiras com diferentes características tecnológicas. Por certo, serão encontradas espécies que substituirão, com vantagens, as madeiras anualmente em uso. Vem daí o crescimento do interesse pelos conhecimentos existentes sobre o eucalipto diante do chamado uso múltiplo da madeira. 

Em termos gerais, o uso múltiplo é entendido como a possibilidade de se poder destinar à madeira mais de uma aplicação ou dela se poder obter mais de um produto. A multiplicidade ou versatilidade de uso pode ser determinada através do conhecimento das características da floresta e da madeira propriamente dita, suas relações entre si, suas influências sobre as condições do processo e as correlações com as propriedades dos produtos a serem obtidos. 

O potencial de utilização múltipla da madeira de eucalipto cresce sobremaneira se toda a versatilidade do gênero for utilizada. É necessário que os conceitos tradicionais sejam revistos, reavaliando-se as espécies selecionadas e as técnicas de implantação, manejo, exploração, processamento e uso.

0 comentários:

Postar um comentário