João Pessoa, na
Paraíba, foi o mais novo destino eleito para receber as cores do maior projeto
socioambiental da Coral, o “Tudo de cor para você” (TDC), que desembarcou em 1º
de junho na cidade. Diferentes áreas da capital paraibana foram contempladas pelo
projeto, que desde 2009 colore diversas regiões do Brasil. Os locais receberão
novas cores que prometem levar mais alegria aos moradores e turistas da região.
Ao final do dia, a celebração de entrega da iniciativa foi embalada pelos
sucessos de Daniela Mercury, que além de ser uma admiradora da cultura e
costumes locais, possui grande engajamento social sendo, inclusive, madrinha
desta edição do projeto.
“Colocar em prática a
nossa missão de levar, por meio das cores, alegria para a vida das pessoas é a nossa
maior motivação e ver no olhar de cada pessoa o poder de transformação que as
cores possuem é o que nos impulsiona para seguir com este, que é o maior
projeto socioambiental da Coral.
Além disso, o
Nordeste é uma região de extrema importância para o nosso mercado. Não por
acaso, essa já é a 5ª edição do Projeto na região,” comemora Jaap Kuiper,
Presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina.
#tudodecorparajoaopessoa
Conforme o próprio
presidente adianta, João Pessoa não foi escolhida por acaso para receber o Tudo
de cor para você. Além de ser uma cidade de grande riqueza cultural e
reconhecida por suas belas praias e paisagens, houve uma grande mobilização de
internautas nas redes sociais após um dos integrantes do Varadouro Cultura
- uma rede de empreendimentos criativos atuantes no Centro Histórico da cidade
iniciar uma campanha nas mídias digitais com a hashtag #tudodecorparajoaopessoa
que, na ocasião, foi trending topics na cidade.
“Essa foi a primeira
vez que a comunidade local se engajou de tal forma para que o nosso projeto
visitasse a sua cidade. Isso demonstra a força e a relevância que o projeto
conquistou e demonstra que estamos no caminho certo, em sintonia com os anseios
da sociedade”, revela Benito Berretta, Diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas
Decorativas para a América Latina.
João Pessoa em cores
Cerca de 5 mil litros
de tinta em mais de 70 tons, que variam das famílias dos verdes, vermelhos e
azuis, além de tons terrosos, foram selecionados para colorir e transformar os
mais de 40 imóveis localizados em diferentes áreas da cidade, entre elas o
centro histórico - Praça Anthenor Navarro, o Largo São Frei Pedro Gonçalves e
um trecho da Rua Maciel Pinheiro, incluindo o prédio da Associação Comercial.
Para isso, foram realizados estudos fotográficos e históricos em parceria com a
COPAC – Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa e o IPHAN -
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - que identificaram os
tons que já fizeram parte da história regional, como, por exemplo, o Branco
Neve e derivações da cor Cromo, cores da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves que
serão renovadas com o projeto.
O verde é
representado por tons que variam do “Hortelã” ao “Castelo dos Duendes”, verde
este, que já rendeu ao município o título de cidade mais arborizada do mundo.
As águas de João Pessoa também são representadas por essa família com o tom
“Cheiro do Mar”. Já as falésias, que são grandes conhecidas das praias de
João Pessoa, são associadas aos tons terrosos, nas cores “Jazida
Ouro” e “Vime”.
A cidade, que está
localizada na Ponta do Seixas - ponto mais oriental das Américas – é conhecida
como o lugar onde o Sol nasce primeiro. O Sol, por sua vez, tem destaque
especial na paleta de cores, e é representado por tons como “Sol Esplêndido” e
“Amarelo Peruano”. Por fim, o vermelho, representado pelos tons “Coral
Vermelho” e “Atmosfera Romântica”, alegra ainda mais a cidade e estimula a
efervescência cultural do local.
Mutirão de pintura
O tradicional mutirão
de pintura foi realizado no centro histórico da cidade e marcou todo o processo
de renovação. Para criar esta verdadeira onda de cor, mais de 250 pessoas entre
colaboradores, voluntários, clientes, pintores, aprendizes e moradores marcaram
presença. O encontro contou, ainda, com a presença do Presidente da AkzoNobel
Tintas Decorativas para a América Latina, Jaap Kuiper, da madrinha do projeto
na cidade, a cantora Daniela Mercury e do prefeito de João Pessoa, José Luciano
Agra de Oliveira.
A edição do “Tudo de
cor para João Pessoa” capacitou 30 aprendizes da comunidade que já estão
aplicando sua nova qualificação profissional durante os trabalhos de pintura na
cidade. “Capacitar e preservar são alguns dos pilares que nos guiam, por isso,
para nós é de grande valia deixar nosso legado e contribuir hoje, para um
amanhã melhor” exalta Marcelo Abreu, Gerente de Marketing Institucional da
AkzoNobel e do projeto Tudo de cor para você. Com João Pessoa, o projeto
contabiliza mais de 330 profissionais formados pela iniciativa.
Celebrações agitaram
o dia
Para celebrar as
transformações que o “Tudo de cor para você” está proporcionando a João Pessoa,
a Coral ofereceu, no mesmo dia, à noite, a todo o público uma grande festa, com
abertura do artista local Escurinho, seguida pela entrega dos diplomas aos
formandos que participaram da capacitação como pintores. E para fechar com
chave de ouro, a madrinha da 12ª edição fez o show de encerramento, agitando a
cidade com hits já consagrados como o “Canto da Cidade” e “Maimbê”, que compõem
o espetáculo Canibália. As apresentações aconteceram, gratuitamente, no Busto
de Tamandaré, entre as praias do Tambaú e Cabo Branco.
A cantora, que é
reconhecida por seu grande engajamento social, acredita no poder que a cor tem
para transformar a vida das pessoas e explicou sua participação como madrinha
do “Tudo de cor para você”: “as cores se manifestam em festa, em luz, em
alegria, em saudade, em louvações; assim como a música, que nos remete a
intenções, paixões e fazem conexões entre nós e nosso sentimento”, apregoa
Daniela.
João Pessoa, cidade
cheia de história
Desde sua fundação
pelos espanhóis no final do século XVI, João Pessoa se dividiu entre a Cidade
Baixa e a Cidade Alta. A Cidade Baixa é conhecida por suas grandes ladeiras e abrigou
o Porto do Capim, responsável pelas economias que anteriormente provinham dos
engenhos de cana de açúcar. A área também serviu de inspiração para o famoso
pintor holandês Frans Post.
A Cidade Alta, por
outro lado, com suas ruas retas, contempla os principais pontos religiosos da
cidade, tais como a Santa Casa de Misericórdia, as Ordens Franciscana,
Beneditina, entre outras. O Complexo Franciscano merece atenção especial, pois
é o símbolo da arte barroca nas colônias portuguesas e na arquitetura com seus
detalhes e ornamentos de pedra calcária, além do forte colorido das pinturas
nos tetos que também podem ser vistos nas Igrejas do Carmo e da Misericórdia.
O centro histórico de
João Pessoa foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do
Estado da Paraíba – IPHAEP em 1982 e também pelo instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional em 2007 o que reforça a grande importância que o
local tem para a história brasileira.
A edição, na cidade de
João Pessoa, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da COPAC, do Governo por
meio da Secretaria de Cultura da Paraíba, bem como do IPHAN, IPHAEP e da loja
Mundo das Tintas.
Tudo de cor para João
Pessoa em números:
• 30 pintores
capacitados
• Mais de 70 cores
• 5 mil litros de
tintas
Sobre o “Tudo de cor
para você”
Iniciado em agosto de
2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da
AkzoNobel. Mais de 370 mil litros de tintas já foram usados para renovar
mais de dois mil imóveis em comunidades de diferentes regiões do país,
localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto
Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza e Paraty. A
iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil
inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove
alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários
em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece,
ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões
beneficiadas, totalizando mais de 300 profissionais formados pelo projeto.
Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima
e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos
cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as
melhores práticas sustentáveis das companhias no país.
0 comentários:
Postar um comentário