quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como aplicar acabamento em óleo nos móveis


Um acabamento em óleo foi desenvolvido para proteger a madeira e destacar sua beleza natural, o que faz dele um acabamento popular para revitalizar o móvel de madeira. 

O óleo é penetrante e durável. Ele é resistente à água e ao álcool e proporciona ao móvel de madeira aparência e textura naturais e interessantes. Os acabamentos de óleo esfregado à mão podem ser bonitos, mas somente se forem aplicados de forma adequada.

Os acabamentos em óleo dinamarquês ou de tungue são muito superiores ao óleo de linhaça tradicional. O óleo de linhaça é pegajoso e difícil de aplicar. Todo acabamento em óleo deve ser reaplicado com freqüência, mas o óleo dinamarquês ou de tungue requerem menos reaplicações que o óleo de linhaça. É importante selecionar o acabamento em óleo correto para seu projeto de móvel.

Tipos de acabamentos em óleo

Os acabamentos em óleo, como vedadores em óleo dinamarquês, sintético e de tungue natural, são penetrantes, mas devem ser aplicados periodicamente. Os acabamentos em óleo de tungue estão disponíveis nas formas de semi-brilho e alto brilho, além de em diversas cores. O óleo dinamarquês geralmente tem um acabamento acetinado.

Um acabamento em óleo de linhaça é rico e brilhante, mas são necessárias muitas aplicações para que se obtenha um bom resultado. O acabamento em óleo de linhaça tradicional é uma mistura de partes iguais de óleo de linhaça fervido e de terebentina. Há muitas variações do acabamento em óleo de linhaça. Uma das melhores é o acabamento Mary Roalman, que consiste de partes iguais de óleo de linhaça fervido, terebentina e verniz natural. Misture os acabamentos em óleo de linhaça vários dias antes de serem usados.

Requisitos especiais

Os acabamentos em óleo podem ser aplicados diretamente sobre a madeira preparada ou tingida. Somente pinturas à base de água ou sem suspensão de textura devem ser usadas. As pinturas à base de óleo interferem na penetração do óleo. Os vedadores de óleo de tungue coloridos são tingidos e o acabamento é aplicado em uma única operação. As madeiras com textura muito grossa devem ser preenchidas antes de um acabamento em óleo ser aplicado. Qualquer enchimento em pasta é recomendado. Não é necessário nenhum vedador.

Técnicas de aplicação

A madeira que irá receber o acabamento com óleo deve ser completamente lixada para igualar os poros abertos e criar uma superfície lisa. Nenhum vedador é necessário. Antes de aplicar o acabamento, limpe o móvel por completo com uma flanela.

Aplique o óleo (pode ser óleo dinamarquês, vedador de óleo de tungue, óleo de linhaça ou mistura Mary Roalman) com um calço de algodão limpo, usando movimentos circulares ou em forma de oito, para trabalhar na madeira. Aplique o óleo por igual e com abundância, até que a madeira tenha parado de absorvê-lo. Trabalhe em uma superfície por vez. Aplique o óleo até que a madeira esteja coberta de maneira uniforme com óleo e a superfície tenha parado de absorver.

Esfregue o óleo com firmeza na madeira, trabalhando ao longo do veio. Continue a esfregar por alguns minutos. Conforme você esfrega, o calor gerado irá ajudar o óleo a penetrar na madeira. O óleo dinamarquês e o óleo de tungue não precisam ser muito esfregados. Por fim, depois de esfregar por completo todas as superfícies, limpe o móvel com um pano limpo. Você deve remover todo o óleo em excesso. Se você estiver usando um acabamento de linhaça, pode restar apenas uma película bem fina de óleo.

Secagem e nova aplicação

O óleo dinamarquês e o óleo de tungue secam mais rápido do que o óleo de linhaça. Na maioria dos casos, eles podem ser aplicados depois de 12 a 24 horas. Siga as instruções específicas do fabricante. Os acabamentos em óleo de linhaça devem secar por uma semana. A secagem é mais demorada em climas úmidos. Não aplique novamente o acabamento em óleo de linhaça até que ele esteja completamente seco.

Quando a primeira camada de óleo estiver completamente seca, aplique mais camadas até que o acabamento esteja endurecido e com uma boa aparência. Os vedadores em óleo dinamarquês e óleo de tungue podem requerer somente uma aplicação adicional, mas os acabamentos em óleo de linhaça devem receber de 10 a 20 camadas adicionais. Esfregue cada camada extra de óleo por completo na madeira e, em seguida, remova o óleo em excesso. Deixe cada camada de óleo secar completamente antes de aplicar a próxima. Isso leva pelo menos uma semana entre as primeiras camadas e mais tempo entre as últimas camadas. 

Escolher um acabamento de móvel pode ser difícil porque existem muitas opções. Verniz, resina penetrante, goma-laca, esmalte, cera em pasta e óleo foram criados para ajudar a proteger a madeira do móvel.

0 comentários:

Postar um comentário